Muitas vezes, a correria do dia a dia nos deixa sobrecarregados e desconectados de nós mesmos. É nesse cenário que a meditação é uma aliada poderosa e pode transformar sua vida! A prática de meditação não é uma maratona: sua meta não deve ser fazer longas sessões esporádicamente. Em primeiro lugar, o que importa, é a frequência. Portanto, ensinamos aos nossos alunos: melhor todo o dia 5 minutos, do que uma vez por semana 20!
Mas como meditar todos os dias pode transformar sua vida?
Pensando nisso, trazemos para você 5 benefícios da meditação diária que podem transformar sua vida:
- Reduz o estresse e a ansiedade: Com apenas alguns minutos de prática diária, sua mente começa a acalmar, o que reduz os níveis de estresse e ansiedade. É como apertar o “botão de pausa” em meio à agitação, permitindo que você respire e retome o controle.
- Aumenta o foco e a clareza mental: Você já se pegou lutando para se concentrar em uma tarefa? A meditação fortalece a sua capacidade de manter o foco e estar presente, seja no trabalho ou em momentos pessoais.
- Melhora o sono: Uma mente mais calma à noite é o segredo para uma boa noite de sono. A meditação ajuda a acalmar os pensamentos acelerados, facilitando o relaxamento profundo.
- Promove o autoconhecimento e o equilíbrio emocional: Ao meditar diariamente, você cria espaço para entender melhor suas emoções e padrões de pensamento, o que resulta em uma maior capacidade de gerenciar desafios emocionais com equilíbrio e serenidade.
- Desperta a criatividade e a empatia: A meditação também estimula a criatividade e a compaixão, promovendo um olhar mais gentil e inspirador sobre o mundo e as pessoas ao seu redor. Primeiro você desenvolve o olhar para si mesmo. Em seguida, o olhar para seu entorno.
Porquê existem diferentes práticas de meditação
Dependendo da linhagem, da tendência filosófica ou religiosa, a prática da meditação é abordada de formas diferentes e técnicas específicas são apresentadas ao praticante. Por exemplo, a prática e a linguagem da meditação budista tradicional é diferente de uma prática yogi. Contudo, seu objetivo fim é mesmo. A questão é que pessoas diferentes se identificarão com práticas diferentes. A final, grande parte da prática de meditação diz respeito a aprender a conduzir e educar sua mente de modo que ela se estabilize em um ponto só.
Portanto, na prática que oferecemos no Centro Merudharma mantemos a firmeza e o empenho característicos de práticas orientais: a prática de meditação não é em si relaxante. O relaxamento vem depois, devido ao descanso da mente pelo empenho realizado em se concentrar em um objeto só por determinado período de tempo. Considerando isto, o corpo é uma ferramenta: um corpo firme e estável induz a estabilidade da mente.
Porquê a meditação é especialmente importante na vida moderna
O que de fato acontece no nosso dia a dia é que o tempo todo o nosso cérebro é bombardeado por estímulos diferentes. Tanto estímulos auditivos, quanto visuais ou mesmo táteis, cada vez mais o meio no qual vivemos nos sobrecarrega de informações. E isso cansa. Pense em um computador ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 30, 40, 50 anos. O que acontece?
Nosso cérebro não está longe disso. Assim, precisamos aprender a reiniciar a máquina. “E o sono?!”, você vai me perguntar. Devido ao estresse do dia a dia, qualidade alimentar, exesso de som e iluminação e diversos outros fatores, muitas vezes o sono não é reparador. Além disso, durante as fases do sono, o cérebro também tem funções a executar. Dessa maneira, é fácil entender que durante o sono o corpo está descansando. Já o cérebro, nem tanto.
Ainda sobre este assunto, você pode também me perguntar sobre leitura, ou mesmo sobre relaxar na frente da TV. Veja, você ainda está inundando seu cérebro de estímulos sonoros e visuais, ou ainda fazendo uma série de conexões nervosas para interpretar e imaginar aquilo que está chegando até você. Seu cérebro está sendo demandado e sua mente está trabalhando!
Assim, é de extrema importância que você dedique um tempo no seu dia para reduzir a quantidade de estímulos que seu cérebro recebe, permitindo assim um verdadeiro descanso para a sua máquina. É isso que a prática de meditação faz por você: dá um respiro ao cérebro e sua à mente! E isso sim pode transformar completamente sua vida. Seja do ponto de vista fisiológico, seja do ponto de vista mental e/ou emocional.
Porquê no yoga utilizamos técnicas diversas para a meditação
Entendemos que cada pessoa é diferente, que cada mente funciona de forma distinta. Desta maneira, ensinamos aqui na escola uma série de técnicas diversas que são exploradas ao longo das aulas para que os praticantes percebam o que funciona melhor para si. São técnicas auditivas, visuais, sinestesicas, combinações destas e mais. Sempre seguindo a tradição milenar do yoga.
Em alguns dias o práticante pode experimentar uma verdadeira sensação de paz interna. Em outros, pode se confrontar de forma intensa com seus pensamentos. Determinar se a prática foi “boa” ou “ruim”, é muito relativo. A prática “boa” é aquela que é realizada todo o dia. Uma das coisas que um praticante de meditação aprende ao longo do caminho é o desapego: desapegue-se do resultado. Foque na disciplina e na constância, com compaixão e acolhimento. Isso te trará os benefícios e o desenvolvimento que você busca.
Com o tempo, o praticante de meditação começa a conhecer com mais intimidade sua própria mente e seus próprios padrões mentais. Como consequência, além de desenvolver o autoconhecimento, desenvolve o auto domínio e um bem-estar mais profundo e real. Com tudo isso, o impacto não é apenas no seu interno, mas sim reverbera no externo.
Quero começar hoje a transformar minha vida
Finalmente, vamos oferecer aqui para você um guia rápido para iniciar sua prática de meditação ainda hoje na sua casa. Mas saiba que existem várias outras técnicas, orientações e inclusive correções que podem ocorrer em uma aula presencial. No entanto, acreditamos que a prática da meditação pode realmente transformar sua vida positivamente e não queremos deixar você sair daqui sem esse conhecimento. Então, vamos lá!
- Sente-se em um local tranquilo, numa posição confortável. Mantenha sua coluna bem alinhada! Caso você não consiga sentar-se no chão, sente-se em uma cadeira (mantendo a coluna bem alinhada). E atenção: não se pratica meditação deitado. Uma vez que você precisa conduzir sua mente para um ponto específico, ela precisa estar atenta, e não relaxada. Ao se deitar, sua mente relaxa.
- Traga suas mãos em Vidya Mudrá, o selo da sabedoria. Esse gesto com as mãos te ajuda a concentrar sua energia e a manter a postura firme. Com isso, você evita dispersões excessivas.
- Feche seus olhos e conduza seu olhar para o ponto entre as sobrancelhas ou para a ponta do seu nariz. Esse movimento também fortalece a musculatura dos olhos e ajuda a previnir e reduzir desvios na visão.
- E agora concentre-se apenas no fluxo de sua respiração. Caso você conheça o Mantra OM você pode também utilizá-lo nessa prática, focando sua atenção no som.
- Nesse momento, se algum pensamento lhe vier, não se envolva com ele. Pelo contrário, deixe ele passar, assim como chegou. Você não precisa parar de pensar. E sua mente não precisa ficar silenciosa. Não se incomode se não “chegou nesse ponto”. Em primeiro lugar você precisa treinar a condução da sua mente para o ponto no qual você quer que ela foque.
E o que eu posso esperar dessa prática?
A partir dessa prática de meditação é comum você vivenciar algumas coisas:
- Por vezes o primeiro incômodo é a dor no corpo. Isso é normal. Você precisar fortalecer seu corpo para a prática de meditação. E como fazer isso? Praticando! Agora fica uma dica: a prática de yoga tradicional tem como objetivo fim a meditação. Tudo o que fazemos na aula (práticas respiratórias, práticas físicas, técnicas de desintoxicação…) tem como objetivo exclusivo a meditação.
- Depois, o normal é se queixar da quantidade de pensamentos que surgem nestes minutos iniciais (e às vezes na prática toda). Isso só mostra o estado da sua mente e quais os pensamentos que estão te perturbando. Não se apegue a isso. E o principal: o benefício vem da prática, não necessariamente de se chegar em um estado de “mente vazia”.
- Realizando essa prática todo dia, 5 minutos por dia, você perceberá uma verdadeira mudança na sua vida. Aos poucos você começa a reconhecer seus padrões de pensamento. Você aprende a se gerenciar no dia a dia. Você pode escoler responder às coisas e não apenas a reagir.
- E quando você não sentar para ficar aqueles 5 minutinhos com você mesmo você… vai sentir falta!
E se a você ainda tem alguma dúvida
Compartilho aqui com você minha jornada pessoal. Há anos atrás eu era uma executiva, gerente de performance em uma grande empresa com filiais por todo o Brasil. Responsável por metas, cobrar metas e realizar reuniões de metas. Nessa época eu conseguia uma pausa de 10 a 20 minutos, logo depois do almoço para fazer uma meditação (exatamente essa que te ensinei). E o resultado?
O resultado era que eu conseguia seguir com meu dia bem. As minhas dores de cabeça diminuiram, minha clareza mental aumentou, minhas respostas às situações ficaram mais sob meu domínio e eu fiquei mais produtiva e alegre, me sentindo menos cansada ao final da jornada.
Quer mudar a sua vida? De verdade? Comece de dentro para fora. E o melhor: você não precisa de horas; basta começar com 5 a 10 minutos por dia. A meditação é uma aliada poderosa e pode transformar sua vida!
E sim, temos muito mais para falar a respeito da prática de meditação, teoria e técnicas!
Aqui no Centro Merudharma oferecemos aulas e orientações para que você inicie ou aprofunde sua prática com suporte especializado, correções de posturas e práticas, técnicas diversas com embasamento teórico e possibilidade de tirar dúvidas (e acredite: quando você começa a praticar, elas surgem). É bem mais fácil iniciar um novo hábito quando você está com pessoas que têm o mesmo objetivo!
Vamos juntos nessa jornada de autodescoberta? O melhor momento para começar é agora!
No silêncio da meditação você encontrará as respostas e a paz que procura. Comece a sentir os benefícios hoje mesmo!