Aulas de Meditação
aPRENDIZADO E prática
Frequentemente recomendada por médicos, psicólogos e profissionais de desenvolvimento pessoal e profissional, a meditação ganha novos adeptos a cada dia.
O motivo é que são inúmeros os benefícios, para todas esferas da vida. Nossa saúde física melhora, a ansiedade é reduzida, os relacionamentos melhoram, aprendemos a lidar melhor com o estresse e a resolver conflitos, tão comuns no dia a dia.
Nossa mente é extremamente beneficiada pela meditação: amplia a capacidade de concentração e foco, raciocínio, discernimento, criatividade, lógica, produtividade… e até para termos clareza e direcionar nossa vida para o rumo certo. O meditante gradativamente aprende a segurar as rédeas da mente e das emoções e direciona sua vida para onde realmente almeja.
um hábito saudável
Diariamente tomamos nosso banho para limpar externamente nosso corpo, organizamos a casa, a mesa do escritório, mas a nossa mente, que é bombardeada por informações e mensagens no celular a todo tempo, não costuma receber a devida “higiene mental”.
Quando praticamos a meditação, aprendemos a esvaziar a mente, renovando-a, para depois enxergar as coisas com maior clareza, mais leveza, e discernimento.
O ENCONTRO CONSIGO
Clareza para direcionar
Nossa rotina, muitas vezes corrida, nos faz acumular, negar e às vezes nem perceber as emoções que sentimos. Estas emoções acumuladas acabam influenciando nossas atitudes de modo inconsciente e, por vezes, podem direcionar nossa vida, atraindo situações indesejadas.
CONCEITO OCIDENTAL E ORIENTAL
Em alguns dicionários da língua portuguesa, a palavra “meditar” é descrita como “refletir profundamente sobre algo”. Este conceito foi amplamente difundido no Brasil e pode estar atrapalhando você na prática daquilo que a filosofia oriental define como “meditação”: esvaziar completamente a sua mente. Seu equivalente em sânscrito é a palavra “dhyána”.
Certamente isso não é nada fácil, e você não deve se frustrar por não conseguir. Aqui no Centro de Meditação Merudharma você vai aprender as técnicas para chegar lá.
Para atingir a meditação (dhyána), primeiramente devemos treinar a nossa concentração, chamada de “dhárana.”
Em dhárana, você aprende a concentrar sua mente num único objeto e afastar todas as distrações. Conseguindo avançar neste propósito, você terá apenas uma coisa para retirar de sua mente e entrar no estado de meditação profunda.
MEDITAÇão tradicional e AS NOVIDADES
Talvez você já tenha tentado alguma técnica, baixando algum aplicativo no celular, ou acessando pelo YouTube, encontrando, por exemplo, a meditação guiada. Nela você foca a sua atenção em diferentes pontos, que mudam no decorrer da prática. Isso pode ser útil para você aprender a seguir uma linha, uma história, e afastar os demais pensamentos.
No dhárana, a técnica de concentração tradicional, nós aprendemos a focar nossa atenção, concentrando num único ponto, imutável e constante. Isso vai te aproximar mais da meditação (dhyána) que é esvaziar totalmente a sua mente, obtendo benefícios fisiológicos e mentais mais profundos. E, com a prática bem ensinada, somada à sua disciplina pessoal, você chegará lá.
Técnica é essencial
Apesar da meditação ser uma técnica simples existem muitos detalhes que devem ser executados para atingir o seu propósito. Você sabia que até mesmo a posição da sua língua durante a meditação pode melhorar o resultado na técnica?
Aqui no Merudharma você receberá toda a orientação para progredir em sua técnica meditativa.
Transmitimos a Metodologia Vidya, uma linhagem com milhares de anos de tradição filosófica e prática. Não é nenhum modismo ou invenção moderna. São técnicas de eficácia comprovada, transmitida de Mestre a discípulo e que pessoas de todas as idades e religiões podem praticar, usufruindo de seus inúmeros benefícios.
Aqui você ganhará tempo e eficácia, pois sua prática será supervisionada por um instrutor-missionário certificado e que, além de transmitir as técnicas fará as correções necessárias, que uma pessoa que pratica sozinha nunca perceberia por si só.