MERUDHARMA Yoga & Terapia símbolo

(41) 2105-0730

Rua Des. Vieira Cavalcanti, 398
Mercês - Curitiba - PR

Aulas de Meditação

Aprendizado e Prática

Aula de Meditação

Frequentemente recomendada por médicos, psicólogos e profissionais de desenvolvimento pessoal e profissional, a meditação ganha novos adeptos a cada dia.

O motivo é que são inúmeros os benefícios, para todas esferas da vida. Nossa saúde física melhora, a ansiedade é reduzida, os relacionamentos melhoram, aprendemos a lidar melhor com o estresse e a resolver conflitos, tão comuns no dia a dia.

Nossa mente é extremamente beneficiada pela meditação: amplia a capacidade de concentração e foco, raciocínio, discernimento, criatividade, lógica, produtividade… e até para termos clareza e direcionar nossa vida para o rumo certo. O meditante gradativamente aprende a segurar as rédeas da mente e das emoções e direciona sua vida para onde realmente almeja.

um hábito saudável

Higiene corporal

Diariamente tomamos nosso banho para limpar externamente nosso corpo, organizamos a casa, a mesa do escritório, mas a nossa mente, que é bombardeada por informações e mensagens no celular a todo tempo, não costuma receber a devida “higiene mental”.

Quando praticamos a meditação, aprendemos a esvaziar a mente, renovando-a, para depois enxergar as coisas com maior clareza, mais leveza, e discernimento.

O ENCONTRO CONSIGO

Meditar é encontrar-se consigo mesmo
Durante o processo de meditação, o praticante percebe o seu corpo, as tensões desnecessárias, e as dissolve. Percebe o ritmo de seu coração e desacelera. Entra em contato com uma infinidade de pensamentos e sentimentos que já estavam em sua mente e aprende a afastá-los.Você se torna um observador de si mesmo.Aos poucos você aprimora a sua autopercepção, até mesmo no dia a dia, no trabalho, em casa, no trânsito…

Clareza para direcionar

Nossa rotina, muitas vezes corrida, nos faz acumular, negar e às vezes nem perceber as emoções que sentimos. Estas emoções acumuladas acabam influenciando nossas atitudes de modo inconsciente e, por vezes, podem direcionar nossa vida, atraindo situações indesejadas.

Com a meditação, você aprende a não se influenciar tanto pelos acontecimentos e se torna mais dono de si mesmo, direcionando sua vida e tomando decisões e atitudes mais conscientes e equilibradas.
Shiva meditando

CONCEITO OCIDENTAL E ORIENTAL

Em alguns dicionários da língua portuguesa, a palavra “meditar” é descrita como “refletir profundamente sobre algo”. Este conceito foi amplamente difundido no Brasil e pode estar atrapalhando você na prática daquilo que a filosofia oriental define como “meditação”: esvaziar completamente a sua mente. Seu equivalente em sânscrito é a palavra “dhyána”.

Certamente isso não é nada fácil, e você não deve se frustrar por não conseguir. Aqui no Centro de Meditação Merudharma você vai aprender as técnicas para chegar lá.

Para atingir a meditação (dhyána), primeiramente devemos treinar a nossa concentração, chamada de “dhárana.”

Em dhárana, você aprende a concentrar sua mente num único objeto e afastar todas as distrações. Conseguindo avançar neste propósito, você terá apenas uma coisa para retirar de sua mente e entrar no estado de meditação profunda.

MEDITAÇão tradicional e AS NOVIDADES

Talvez você já tenha tentado alguma técnica, baixando algum aplicativo no celular, ou acessando pelo YouTube, encontrando, por exemplo,  a meditação guiada. Nela você foca a sua atenção em diferentes pontos, que mudam no decorrer da prática. Isso pode ser útil para você aprender a seguir uma linha, uma história, e afastar os demais pensamentos.

No dhárana, a técnica de concentração tradicional, nós aprendemos a focar nossa atenção, concentrando num único ponto, imutável e constante. Isso vai te aproximar mais da meditação (dhyána) que é esvaziar totalmente a sua mente, obtendo benefícios fisiológicos e mentais mais profundos. E, com a prática bem ensinada, somada à sua disciplina pessoal, você chegará lá.

Técnica é essencial

Meditação para todas as idades

Apesar da meditação ser uma técnica simples existem muitos detalhes que devem ser executados para atingir o seu propósito. Você sabia que até mesmo a posição da sua língua durante a meditação pode melhorar o resultado na técnica?

Aqui no Merudharma você receberá toda a orientação para progredir em sua técnica meditativa.

Transmitimos a Metodologia Vidya, uma linhagem com milhares de anos de tradição filosófica e prática. Não é nenhum modismo ou invenção moderna. São técnicas de eficácia comprovada, transmitida de Mestre a discípulo e que pessoas de todas as idades e religiões podem praticar, usufruindo de seus inúmeros benefícios.

Aqui você ganhará tempo e eficácia, pois sua prática será supervisionada por um instrutor-missionário certificado e que, além de transmitir as técnicas fará as correções necessárias, que uma pessoa que pratica sozinha nunca perceberia por si só.

Técnica correta de meditação

O que você vai aprender?

Sentar-se corretamente é primordial. Aqui você aprenderá algumas opções de posições sentadas para meditar, respeitando a sua estrutura corporal, seja seu corpo flexível ou mais rígido.

A postura correta da coluna, desde a lombar até o pescoço
A posição correta da cabeça, dos olhos, da língua, das mãos, braços, ombros e pés para se atingir o estado meditativo.
Uma postura mental que alie serenidade, firmeza e outras características é essencial para chegar ao estado meditativo.
Posições para aquecer e preparar o seu corpo para meditar, reduzindo incômodos corporais e fazendo a energia prânica fluir com mais intensidade.
Saber o que acontece com seu corpo e sua energia quando você medita ajudará você a compreender o que está acontecendo, e não desviar-se da sua concentração.

Você aprenderá como afastar sensações e distrações durante a prática. E ficará mais imune às emoções durante seu dia a dia.

Vamos variar por diferentes técnicas tradicionais, para você encontrar as que tem mais facilidade para praticar em casa e também para desafiar sua mente a se concentrar nas demais.

Antes e após cada aula, o instrutor estará disponível para sanar suas dúvidas, fazer correções, transmitir dicas e ensinamentos práticos.

A meditação é uma prática para todos, independente de idade, estilo de vida ou mesmo restrições físicas, pois é uma prática adaptável à realidade do aluno.

O objetivo final é o desenvolvimento da ampliação da consciência, do discernimento correto e da percepção integral do próprio praticante e do mundo a sua volta. Para tanto, o primeiro passo é se concentrar e reconhecer o que há dentro de si mesmo.

Grupo no WhatsApp:
Grupo exclusivo dos alunos de meditação, onde todos podem compartilhar suas experiências e tirar as dúvidas durante a semana.

BENEFÍCIOS

Meditação e superação

São inúmeros os benefícios comprovados da meditação. Vamos citar alguns:

Amplia a capacidade de foco, concentração, raciocínio lógico, criatividade, intuição, discernimento e memória. Permite tomar decisões mais assertivas.
Reduz ou elimina a ansiedade, a depressão e a impulsividade. Melhora a percepção e domínio das emoções. Proporciona o estado de serenidade. Maior equilíbrio e estabilidade emocional. Melhora a autoestima e da motivação interna.

Reduz insônia e permite um despertar com mais ânimo e energia.

Além de produzir o estado de serenidade, e auxiliar no equilíbrio dos hormônios, te ensina a lidar com as situações do dia a dia com mais consciência e equilíbrio.

Fortalece o sistema imunológico, regula a pressão sanguínea e os níveis hormonais. Reduz dores musculares e articulares. Auxilia na cura de doenças, e equilibra o funcionamento de todo o organismo. Auxilia na redução da compulsão alimentar.

Ao aprender identificar suas próprias emoções e pensamentos com mais sutileza e lidando com eles com mais serenidade, você também aprenderá a fazer isso com os outros, seja em família, no trabalho e com os amigos. Ajuda também na resolução de conflitos.

Melhora a produtividade, concentração, memorização, inovação e relacionamentos. Também reduz afastamentos por motivo de doença.

Auxilia no aprofundamento de sua religião ou filosofia, ou para encontrar um caminho que faça mais sentido. Nos direciona para a ética e o ecumenismo.

Promove o autoconhecimento, superação e aprimoramento pessoal

Disciplina pessoal

Disciplina para meditar em casa

A meditação é algo muito pessoal. É um momento de introjeção total. Assim recomendamos que você pratique também em casa, diariamente.

Mas também é essencial buscar uma escola de meditação. Aqui no Merudharma, você virá para aprender. Em sua casa você praticará livremente, aplicando as técnicas numa rotina diária, evoluindo, e depois trazendo suas dúvidas e impressões para conversar com seu instrutor.

Para meditar é preciso dominar a própria mente e isso exige esforço, disciplina, constância na prática e estudo de si mesmo. Aqui você encontrará o ensino correto das técnicas, supervisão e correção da sua prática, e também receberá materiais de apoio e uma grande troca de experiências com seu instrutor e com um grupo comprometido com esta prática!

ambiente adequado

Aula de Meditação

Aula de meditação no Centro Merudharma

Para desenvolver uma boa sessão de meditação, um ambiente tranquilo e sem interrupções é necessário.

Aqui no Merudharma, as aulas acontecem em sala específica para as práticas de Yoga e meditação, com ambiente climatizado e tranquilo.

Você também poderá tomar um chá conosco na recepção para reduzir o ritmo antes de entrar em sala.

Não é preciso trazer nenhum material. Possuímos vestiários, caso você venha direto do trabalho.

plugins premium WordPress